O Centro de Trabalho Indigenista está contratando serviço especializado (pessoa jurídica) para realização do Plano de Recuperação de Vegetação Nativa na Terra Indígena Kanela, no sul do Maranhão, no âmbito do projeto “Aliança dos Povos Indígenas pelas Florestas da Amazônia Oriental: Conservar, Proteger e Restaurar”.
O Projeto Aliança dos Povos Indígenas pelas Florestas da Amazônia Oriental: Conservar, Proteger e Restaurar, é financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional/USAID, e realizado em parceria com a Associação Wyty Catë das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins; com a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão/COAPIMA; com a Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão/AMIMA e com o Instituto Sociedade População e Natureza/ISPN. Tem como objetivo imediato fortalecer a capacidade de três organizações representativas dos povos indígenas para proteger, restaurar e gerenciar de forma sustentável os recursos naturais de 14 terras indígenas na região da Amazônia Oriental.
Qualificações necessárias
- Experiência de trabalho com restauração de vegetação nativa;
- Disponibilidade para realização de trabalho de campo na Terra Indígena Kanela, no sul do Maranhão;
- Diligência no cumprimento das atividades e produtos;
- Disponibilidade para a realização de reuniões virtuais com a equipe local e com a coordenação do projeto;
- Disponibilidade para contratação imediata.
Qualificações desejáveis
- Experiência de trabalho com elaboração de Plano de Recuperação de Área Degradada/PRAD;
- Experiência de trabalho com implementação de Plano de Recuperação de Área Degradada/PRAD;
- Experiência de trabalho com povos indígenas, em especial Timbira.
Atividades a serem desenvolvidas
- Trabalho de campo junto aos Agentes Ambientais Indígenas e assessoria técnica, para reconhecimento do local e definir com exatidão a área a ser recuperada e a metodologia empregada;
- Elaboração de um Plano de Recuperação de Vegetação Nativa (que contenha a descrição da paisagem, da fitofisionomia, do solo e do curso d’água; a metodologia a ser empregada na recuperação e sua justificativa; o material necessário; os resultados esperados; os riscos e as formas de mitigação dos mesmos, etc. )
- Uma visita de campo na área da recuperação, cerca de seis meses após o início da implementação (ou em outro período estratégicamente acordado);
- Interlocução com a coordenação e equipe do projeto para planejamento e monitoramento do Plano de Recuperação de Recuperação Nativa;
- Outros aspectos a serem trabalhados no âmbito desta consultoria e eventuais adequações poderão ser pactuados quando da elaboração do plano de trabalho.
Vigência contratual
A remuneração será mediante apresentação de Nota Fiscal válida e conforme entrega e aprovação dos produtos.
Prazos e documentos requeridos
As candidaturas serão aceitas até o dia 05/08/2024 através do e-mail: pollyana@dev.trabalhoindigenista.org.br, com o título “Consultoria Recuperação Vegetação – Nome do Candidato“. Deve ser enviado como anexo o currículo e proposta comercial.
As entrevistas acontecem entre os dias 05 a 08/08/2024.
O resultado do processo seletivo será comunicado no dia 09/08/2024.
Início do trabalho até 19/08/2024.