Programação completa do Memorial dos Povos Indígenas em Abril

abr 3, 2018

No mês de abril, quando diversas lideranças indígenas de todas as regiões do Brasil se reúnem em Brasília (DF), o Memorial dos Povos Indígenas (MPI) apresenta uma Programação Especial. Com início no dia 13 de abril, a programação inaugura as ações do Projeto Culturas Vivas – Memorial dos Povos Indígenas, uma parceria entre o Centro de Trabalho Indigenista e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Diante de um contexto atual marcado por tensas relações, que por vezes submetem as comunidades indígenas ao preconceito social, à exclusão, à violência e à privação de direitos, a dinamização do MPI pretende constituir um espaço que possibilite a articulação entre diversos povos indígenas e a aproximação com a sociedade envolvente. O patrimônio artístico e cultural dos povos indígenas é a força motriz dessa aproximação que pode contribuir para libertar a sociedade brasileira da concepção colonialista etnocentrada em que ainda estão baseadas as relações da sociedade brasileira com as nações indígenas.

Para participar das Vivências Interculturais, os interessados deverão preencher o Formulário de Inscrição Abril Indígena no MPI.

Confira a programação:

 

 

  •   Ocupação Culturas Vivas (Espaço Expositivo)

De 13 de abril a 30 de junho
Horários de visitação: terça a domingo das 10h às 21h (durante o mês de abril); terça a domingo das 9h às 17h (de maio a junho).

 

  •   Vivências Interculturais (No Terreiro do MPI)

A Arte da Cerâmica
Sexta, dia 13/04 – das 14h às 18h
Sábado, dia 14/04 – das 10h às 16h

A arte da Pintura Corporal
Sexta, dia 20/04 –  das 15h30 às 19h30
Sábado, dia 21/04 –  das 10h às 16h

A arte da Cestaria
Sexta, dia 27/04 –  das 16h às 20h
Sábado, dia 28/04 – das 10h às 16h

 

  •   Cine Debate (No Terreiro do MPI)

24 de abril (terça) 19h:
– Índios no Poder
– Martírio

25 de abril (quarta) 19h
– Para´i
– Ex-Pajé

26 de abril (quinta) 19h
– Tapayuna
– Piripkura

27 de abril (sexta) 18h
– Yawalapiti – Entre Tempos (Atividade com Apresentação de Luta; Bate Papo com Lideranças do Povo Yawalapiti, e Exibição de Fotos)
– Tempo de Kuarup
– Índio Presente