Nota de pesar pelo falecimento de Paulo Marubo

fev 3, 2024

Faleceu neste sábado, 03 de fevereiro de 2024, nosso grande amigo Paulo Marubo. Paulo sofria um quadro grave de hepatite e não resistiu. Aos familiares, amigos e a todo o povo Marubo, nossos mais sinceros sentimentos.

Nos últimos anos, Paulo Marubo esteve a frente da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, a Univaja, onde foi coordenador em três mandatos. Nesse período atuou para fortalecer a articulação entre todos os povos da região, consolidando a organização com a realização de projetos importantes para a Terra Indígena Vale do Javari. Junto com Bruno Pereira, atuou na criação da Equipe de Vigilância da Univaja (EVU) e na concepção de um modelo de proteção territorial com protagonismo indígena.

Antes de atuar na Univaja, presidiu a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Povo Marubo do Alto Rio Curuçá (Asdec) durante três anos. Foi também professor durante oito anos na aldeia Maronal, lugar onde viveu a maior parte de sua vida.

Devido as epidemias que atingiram a Terra Indígena Vale do Javari durante muitos anos, Paulo passou a enfrentar uma hepatite, tendo sido hospitalizado diversas vezes. Desta vez o quadro se agravou e Paulo não resistiu.

Paulo Marubo fica na memória como grande amigo e liderança, que defendeu bravamente o povo Marubo e todos os povos da Terra Indígena Vale do Javari. Nós do CTI também sentimos muito essa perda de um amigo, parceiro nas lutas e sonhos compartilhados.