Faleceu neste sábado, 03 de fevereiro de 2024, nosso grande amigo Paulo Marubo. Paulo sofria um quadro grave de hepatite e não resistiu. Aos familiares, amigos e a todo o povo Marubo, nossos mais sinceros sentimentos.
Nos últimos anos, Paulo Marubo esteve a frente da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, a Univaja, onde foi coordenador em três mandatos. Nesse período atuou para fortalecer a articulação entre todos os povos da região, consolidando a organização com a realização de projetos importantes para a Terra Indígena Vale do Javari. Junto com Bruno Pereira, atuou na criação da Equipe de Vigilância da Univaja (EVU) e na concepção de um modelo de proteção territorial com protagonismo indígena.
Antes de atuar na Univaja, presidiu a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Povo Marubo do Alto Rio Curuçá (Asdec) durante três anos. Foi também professor durante oito anos na aldeia Maronal, lugar onde viveu a maior parte de sua vida.
Devido as epidemias que atingiram a Terra Indígena Vale do Javari durante muitos anos, Paulo passou a enfrentar uma hepatite, tendo sido hospitalizado diversas vezes. Desta vez o quadro se agravou e Paulo não resistiu.
Paulo Marubo fica na memória como grande amigo e liderança, que defendeu bravamente o povo Marubo e todos os povos da Terra Indígena Vale do Javari. Nós do CTI também sentimos muito essa perda de um amigo, parceiro nas lutas e sonhos compartilhados.