Faleceu hoje (14) Walciley Oliveira Duarte, conhecido por seu povo Marubo como Panã. Ele sofreu uma picada de cobra enquanto trabalhava nos arredores de Atalaia do Norte e não resistiu.
Panã começou cedo na luta, aos 12 anos já atuava na comunicação do Conselho Indígena do Vale do Javari (Civaja) que anos depois daria origem à União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).
Desde muito cedo também passou a se interessar pela educação indígena e logo se tornou professor. Foi coordenador do Centro de Treinamento e Pesquisa Sorriso do Saber, no rio Pardo, na Terra Indígena Vale do Javari. No movimento indígena, também coordenou a luta pelo direito à educação na Civaja.
Seguiu carreira de professor e na universidade se formou em pedagogia. Sempre seguindo como referência no tema no movimento indígena da região.
Como candidato a vereador, fez uma campanha focada no tema da educação indígena e, mesmo sem ser eleito, conseguiu pautar a importância do tema, sendo então convidado para assumir a Coordenação de Educação Escolar Indígena na cidade de Atalaia do Norte.
Mais recentemente estava atuando na Funai, onde exercia o cargo de coordenador regional.
Nossos sentimentos aos familiares, ao povo Marubo e a todos os companheiros de luta de Panã.