Nota de pesar do CTI pelo falecimento de Panã Marubo

out 14, 2023

Faleceu hoje (14) Walciley Oliveira Duarte, conhecido por seu povo Marubo como Panã. Ele sofreu uma picada de cobra enquanto trabalhava nos arredores de Atalaia do Norte e não resistiu.

Panã começou cedo na luta, aos 12 anos já atuava na comunicação do Conselho Indígena do Vale do Javari (Civaja) que anos depois daria origem à União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

Desde muito cedo também passou a se interessar pela educação indígena e logo se tornou professor. Foi coordenador do Centro de Treinamento e Pesquisa Sorriso do Saber, no rio Pardo, na Terra Indígena Vale do Javari. No movimento indígena, também coordenou a luta pelo direito à educação na Civaja.

Seguiu carreira de professor e na universidade se formou em pedagogia. Sempre seguindo como referência no tema no movimento indígena da região.

Como candidato a vereador, fez uma campanha focada no tema da educação indígena e, mesmo sem ser eleito, conseguiu pautar a importância do tema, sendo então convidado para assumir a Coordenação de Educação Escolar Indígena na cidade de Atalaia do Norte.

Mais recentemente estava atuando na Funai, onde exercia o cargo de coordenador regional.

Nossos sentimentos aos familiares, ao povo Marubo e a todos os companheiros de luta de Panã.