Nos deixou nessa manhã, Damásio Wapet Gavião, ou como era mais conhecido, Seu Damásio. Importante liderança do povo Gavião Pyhcop Catiji, de uma sabedoria profunda e sensível, e exímio conhecedor e incentivador da cultura Pyhcop Catiji e dos povos Timbira.
Nos anos 70, ainda jovem, presenciou e sofreu com o ataque à sua aldeia, Rubiácea, episódio que desencadeou o processo de demarcação a Terra Indígena Governador. Foi um guerreiro incansável na defesa do território tradicional Pyhcop Catiji, lutando até o fim de sua vida pelo reestudo da demarcação, movimentando e reforçando o vínculo entre o pji [território] e o futuro do seu povo.
Além de cacique por muitos anos da aldeia Rubiácea, foi um dos fundadores da Associação Wyty Catë das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins, exercendo um importante papel de articulador e conselheiro junto aos povos Timbira. Um mediador nato, de fala serena, porém de pensamentos e posições políticas extremamente assertivas.
Seu Damásio vinha enfrentando um quadro de saúde sensível, perpassado pela diabetes e por problemas de coração. Uma perda incomensurável para os Pyhcop Catiji, para os povos Timbira e para todos que tiveram a honra de compartilhar de seus ensinamentos, de sua amizade e parceria. Sentiremos imensamente sua falta.
Aos familiares Iolanda Jõrox, Maíra Xipcwyj, Lídia, Celma, Marli, Fernando, Danilo, demais filhos, netos, bisnetos, ao povo Pyhcop Catiji e povos Timbira, toda nossa solidariedade, tristeza e saudade compartilhada. Seguiremos juntos seus passos e sua luta.