Um inventário dos conflitos envolvendo injustiça ambiental no Brasil, que mostra como estes estão aumentando em número e gravidade, como resultado de um projeto hegemônico de desenvolvimento injusto e insustentável. É o que nos revela o livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos (Editora Fiocruz), que será lançado no próximo dia 08 de maio, quinta-feira, às 19h, no Centro Cultural de Brasília (CCB), com a presença de uma de suas organizadoras, Tania Pacheco – que o coordenou ao lado de Marcelo Firpo Porto (Fiocruz) e Jean Pierre Leroy (Fase).
O livro é resultado do trabalho meticuloso e mundialmente pioneiro dos pesquisadores vinculados ao Projeto ‘Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil’, cujo processo de construção foi iniciado em 2008, sob a responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), com apoio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde.
O Mapa visa dar visibilidade aos conflitos socioambientais provenientes das lutas contra as injustiças e o racismo ambiental nos territórios, contrapondo-se à lógica antidemocrática, que restringe o exercício da cidadania dos povos e comunidades atingidos por projetos de desenvolvimento, os quais são considerados pelas forças hegemônicas como entraves ao desenvolvimento e não sujeitos de direitos. O livro, por sua vez, apresenta em oito artigos o Mapa de Conflitos, sua concepção e metodologia, e traz análises e conclusões sobre os diferentes embates nele mapeados, bem como sobre alternativas para o futuro.
O lançamento em Brasília é uma promoção do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e da Editora Fiocruz e, e será precedido por uma apresentação do Mapa de Conflitos e da publicação por Tania Pacheco. Ela mostrará como ele funciona, como pode e deve ser usado nas lutas dos setores populares; e fará uma síntese crítica e política do que ele nos mostra, denunciando a realidade do País, a partir das forças em conflito, suas causas e consequências.
A atividade ocorrerá como parte da programação do primeiro encontro formativo da turma de 2014 do Programa Liderar – Desenvolvimento de lideranças entre povos e comunidades tradicionais da Amazônia, iniciativa conduzida pelo IEB, que reconhece e aposta no papel transformador dos grupos sociais organizados e de suas lideranças políticas legítimas, no enfrentamento de conflitos e na construção de uma sociedade justa e sustentável.
Serviço
O que? Lançamento do livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos (Editora Fiocruz), organizado por Marcelo Firpo Porto, Tania Pacheco e Jean Pierre Leroy.
Quando? 08 de maio de 2014, quinta-feira, às 19h.
Onde? Centro Cultural de Brasília (CCB), L2 Norte, SGAN 601 – Módulo “B” Asa Norte.
Quem? Com a presença de Tania Pacheco, uma das organizadoras.
Como? Apresentação do Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil, seguida de lançamento da publicação.