É com muito prazer que gostaríamos de convidá-los para as projeções do filme “Guairaka’i ja – O dono da lontra” que serão realizadas durante o 23º Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo.
Esse documentário, dirigido e editado pelo jovem guarani-mbya Wera Alexandre, é resultado direto e indireto de uma série de projetos e parcerias entre aldeias guarani do sul e sudeste do Brasil e o CTI (Centro de Trabalho Indigenista). Parcerias que vão desde o Ponto de Cultura “Mbya Arandu Porã”, localizado na aldeia Ribeirão Silveira no litoral de São Paulo, onde Wera participou de oficinas de realização audiovisual e deu início a sua formação como cineasta, passando pelo registro em vídeo das viagens da Comissão Guarani Yvyrupa, organização nacional do povo Guarani, até as viagens de apoio a rituais e atividades tradicionais, cuja uma delas foi à Aldeia Pinhal, no Paraná, ocasião em que foram captadas as imagens desse curta. É, portanto, fruto desses diversos esforços dos guarani em fortalecer seu modo de vida e lutar pelo seu território.
O filme busca contribuir nessa caminhada mostrando, através de um olhar breve e discreto, um episódo singular que revela a riqueza do universo espiritual dos guarani e sua relação com os seres da mata.
Seguem os horários e informações.
Aguardamos a presença de todos, especialmente na sessão de estréia: CineSesc, sexta-feira, dia 24, às 20:00.
***
GUAIRAKA’I JA – O DONO DA LONTRA
Brasil 2012 • cor • digital / 11 min. • Todas
as idades
24/08 – Sexta – 20:00 – CineSESC — R. Augusta, 2075
27/08 – Segunda – 21:00 – Cinemateca Brasileira – sala BNDES — Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207
28/08 – Terça – 15:00 – Cine Olido — Av. São João, 473
Sinopse:
Segundo os Guarani-Mbya, todos os seres que habitam este mundo têm algum espírito-dono que zela por eles, inclusive os animais de caça. Alguns desses “donos” podem ser especialmente vingativos, caso se sintam desrespeitados…
Ficha Técnica:
Diretor: Wera Alexandre Ferreira
Produtor: Lucas Keese
Direção de Produção: Lucas Keese
Diretor de Fotografia: Wera Alexandre Ferreira
Som Direto: Wera Alexandre Ferreira
Edição: Wera Alexandre Ferreira
Edição de Som: Lucas Keese
Produtora: Centro de Trabalho Indigenista