Abertura do GT de demarcação da Terra Indígena Mura do Médio Madeira, no Amazonas

jun 11, 2024

Entre os dias 14 a 16 de maio representantes da Funai acompanhados dos consultores Maria Elisa Ladeira e Augusto Marcos Santiago estiveram na aldeia Igarapé Grande na Terra Indígena Mura do Médio Madeira, região sul do Amazonas, para reunião oficial de abertura do Grupo Técnico nomeado pela Funai para os estudos de identificação e delimitação da Terra Indígena. 

A regularização e o reconhecimento como Terra Indígena das áreas de uso tradicionais dos Mura da região do Lago do Capanã Grande constituem o principal objetivo do projeto Mura enquanto ação estratégica do CTI. Estiveram presentes cerca de 130 pessoas, entre lideranças e jovens, representando 15 aldeias da região do Lago do Capanã Grande (Manicoré/AM) e rio Madeira. 

Além de apresentar a equipe do GT responsável pela elaboração do RCID o representante da CGID/FUNAI, destacou os principais pontos e etapas do processo demarcatório e respondeu aos questionamentos dos Mura. Também tomaram a palavra o Coordenador Regional da Funai, Raimundo Parintintin, os caciques e lideranças e o representante da APILCAMM.  Os consultores explicaram a função de cada um deles e as atividades que são necessárias para a elaboração do RCID.

Foi apresentado de maneira geral a importância do reconhecimento como Terra Indígena pelo estado brasileiro das áreas de uso tradicional dos Mura, e os procedimentos e ritos necessários para a criação de uma Terra Indígena.

Durante a reunião tiveram vários momentos de dúvidas e de perguntas por parte dos caciques e lideranças das aldeias presentes foi um momento importante, pois se fizerem presente todos os caciques das aldeias que fazem parte da Associação dos Povos Indígenas do Lago do Capanã Mura e Munduruku – APILCAMM reforçando a organização social do Povo Mura e Munduruku, contando com a presença de Homens, Mulheres, Anciãos, Jovens, Gestores Escolares, Professores e Agentes de Saúde.