Na manhã desta quinta-feira (25), quarto dia do Acampamento Terra Livre em Brasília, lideranças Ava Guarani do Oeste do Paraná estiveram em uma roda de conversa com os povos indígenas do Vale do Javari (AM).
Os Ava Guarani contaram o histórico de violência e esbulho territorial que viveram ao longo de décadas antes de fazerem as retomadas em parte de seu território nas proximidades do rio Paraná. Contaram as dificuldades atuais de viver em pequenas aldeias cercadas pelas monoculturas de soja e sem nenhuma terra demarcada. As lideranças Ava Guarani falaram ainda da luta para que a Itaipu Binacional reconheça os danos causados pelo alagamento das terras indígenas na beira do rio Paraná.






As falas emocionaram os presentes e as lideranças do Vale do Javari demonstraram sua solidariedade ao povo Ava Guarani, além de apresentarem suas preocupações em relação à proteção do próprio território já demarcado.
A roda de conversa foi organizada pela Univaja, pela Comissão Guarani Yvyrupa e pelo CTI que atua na região Oeste do Paraná e no Vale do Javari junto aos povos da região.