O povo Mura da região do lago do Capanã, no sul do Amazonas, vive atualmente em duas Terras Indígenas em glebas descontínuas e aldeamentos não demarcados, sobrevivendo do manejo extrativo dos recursos naturais em uma região de floresta amazônica atualmente sob forte pressão de exploração e desmatamento entre os municípios de Manicoré e Humaitá/AM.
O Projeto Mura – Lago do Capanã (Capanã Lake Indigenous Land) visa por meio de ações de gestão e proteção territorial fortalecer a gestão participativa desse território e a representação política dos Mura para a efetiva proteção das áreas florestais e ambientes de várzeas em seus territórios de uso tradicional. O Projeto tem como objetivos principais a execução de ações voltadas para a elaboração do Plano de Gestão Territorial e Ambiental nas áreas ocupadas pelos Mura no Lago do Capanã Grande e o reconhecimento por parte do governo brasileiro da tradicionalidade da ocupação e do usufruto exclusivo das áreas não demarcadas naquela região.
Dentre as ações do Projeto destacam-se:
- Ações de monitoramento e etnomapeamento;
- Oficinas de formação para agentes ambientais indígenas
- Elaboração do PGTA das terras indígenas mura do Lago Capanã
- Ações de incidência política e garantia de direitos pelo reconhecimento e identificação das áreas de uso tradicional não demarcadas
A preservação das áreas de uso tradicional e seu entorno e a garantia de seu usufruto exclusivo pelos Mura e Munduruku, contribuem para a ampliação e a efetivação de um mosaico local de áreas protegidas (terras indígenas e unidades de conservação) e, consequentemente, para a preservação de um continuum florestal de alta integridade, rica biodiversidade e sociodiversidade (indígenas, ribeirinhos e extrativistas).
A região focal do projeto é essencial para a existência do povo Mura do Lago Capanã e para a preservação florestal, pois é nesse território que exercem seu modo de vida tradicional e que historicamente exploram de maneira sustentável.
Estima-se que cerca de 600 indígenas serão beneficiados pelo Projeto, incluindo os mura das comunidades atualmente fora das áreas demarcadas pela FUNAI quanto os moradores das Terras indígenas já regularizadas que integram o mosaico de áreas protegidas do lago do Capanã. (TI Lago Capanã TI Ariramba).
A execução do Projeto Mura, ao fortalecer a gestão participativa desse território potencializa a implantação de futuros projetos que almejam a preservação e a recuperação florestal e uma melhoria nas condições de vida dos Mura da região. O sucesso do projeto também tem o potencial para desencadear efeitos positivos nas ações de fortalecimento e gestão das demais áreas protegidas que compõe o mosaico regional no entorno do Lago do Capanã Grande e sul do Amazonas, especialmente ao longo da rodovia BR-319 e nos municípios focais Humaitá e Manicoré.
O Projeto Mura – Capanã Lake Indigenous Land – conta com o apoio da Rainforest Trust.