Na Terra Indígena Vale do Javari, rio Itacoaí, aldeia Bananeira, aconteceu entre os dias 26 e 31 de julho o IV Encontro de Lideranças e V Festival Cultural Kanamari. Na ocasião foi lançado, com muito entusiasmo e satisfação, o álbum duplo Tüküna Nawa Waik – Musicalidade Kanamari. O material contém uma breve apresentação sonora e visual das artes verbais e manifestações rituais mais importantes do povo Kanamari.
No CD está registrada uma seleção de cantos de quatro manifestações distintas, o Hai hai, o Pidah, oKohana e o Ramih (chá de ayahuasca), o encarte apresenta um trabalho minucioso de transcrições, traduções e textos explicativos sobre os cantos e rituais. O DVD é um documentário festivo no qual aparecem cenas do Tsiri e do Marü, dos rituais Pidah e Kohana, e um vídeo extra sobre o Omamkom, também conhecido com a Guerra do Peixe-boi.
Tüküna Nawa Waik é uma realização da Associação dos Kanamary do Vale do Javari/AKAVAJA e do Centro de Trabalho Indigenista/CTI. Foi produzido pelo Som das Aldeias, contou com o apoio do Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas/PDPI-MMA, da Fundação Rainforest da Noruega/RFN e da Fundação Nacional do Índio/FUNAI.
O álbum duplo já está disponível para a venda, os recursos serão destinados à ações prioritárias da AKAVAJA nas aldeias Kanamari. Para conseguir o seu entre em contato com:
akavaja.kanamary@hotmail.com ou contato@dev.trabalhoindigenista.org.br