Oficina fortalece associações no Vale do Javari

out 16, 2013

Por Maria Emília Coelho

Lideranças e representantes dos povos Kanamari, Marubo, Matis e Matsés (Mayoruna), que vivem na Terra Indígena Vale do Javari, reuniram-se entre os dias 23 e 26 de junho para a realização da Oficina “Fortalecimento Institucional de Associações Indígenas”.

O evento, promovido pelo Centro de Trabalho Indigenista, com o apoio da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari (FPEAVJ), ligada a Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi realizado na Base da FPEAVJ, que fica na confluência dos rios Ituí e Itaquaí.

O objetivo da oficina foi discutir temas de interesse para a formação dos representantes indígenas e as demandas e os projetos futuros das organizações da TI Vale do Javari. Também foram abordados os históricos de atuação das instituições presentes (CTI e Funai), a história do movimento indígena no Brasil e da política indigenista do Estado brasileiro.

Durante o evento, José Ninha Kanamari, um dos coordenadores técnicos locais da Coordenação Regional do Vale do Juruá da Funai, disse para os participantes que a “a associação é um instrumento para que os Kanamari não precisem depender dos outros”.

Já para Cláudio Lucas Marubo, presidente da Organização das Aldeias Marubo do Rio Ituí (OAMI), “a associação não pode vir da cidade para a aldeia, ela tem que sair da aldeia para falar com os brancos. As palavras que saem da minha boca como presidente tem que ser as palavras dos mais velhos”.

A coordenadora adjunta do Programa Javari do CTI, Pollyana Mendonça, falou que “a associação é uma ferramenta que fortalece os representantes indígenas no diálogo com as instituições ocidentais”. Conrado R. Octávio, geógrafo do CTI, lembrou que “os povos indígenas sempre se organizaram. O desafio é conciliar as formas de organização tradicional com o trabalho das associações hoje”.

Estavam presentes na oficina as organizações indígenas UNIVAJA (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), AKAVAJA (Associação Kanamary do Vale do Javari), AIMA (Associação Indígena Matis), OAMI (Organização das Aldeias Marubo do Rio Ituí), AIPREA (Associação Indígena dos Produtores Rurais, Extrativistas e Artesãos da BR- 307) e OGM (Organização Geral Mayoruna). Também participaram os coordenadores e equipes da Coordenação Regional do Vale do Juruá e da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari da Funai.

Foto: Luiz Felipe Garcia