O Centro de Trabalho Indigenista (CTI) divulgou em dezembro de 2010 mais um relatório sobre a situação de calamidade da saúde em que vivem os povos indígenas na região do Vale do Javari – AM. O intuito é de sensibilizar as autoridades competentes e a opinião pública para as mortes que ocorrem na região, causadas pelo descaso do poder público.
Nos últimos 11 anos – de 2000 a 2010 – foram registrados pelo menos 325 óbitos, o equivalente a 8% da população total da Terra Indígena, por problemas de saúde e suicídio. A média é de uma morte a cada 12 dias. A situação mais critica é do povo indígena Kanamary, que perderam 16% da sua população total.
Só neste primeiro semestre de 2011 já foram registradas novas mortes de indígenas na região, como mostra na reportagem Descaso vitima índios no Vale do Javari(http://www.oecoamazonia.com/br/reportagens/brasil/220)
A Terra Indígena Vale do Javari está localizada no sudoeste da Amazônia brasileira, na fronteira com o Peru. Possui 8,5 milhões de hectares, e é a segunda maior terra indígena do Brasil. Homologada em 2001, vivem nela cerca de 4 mil indígenas dos povos Marubo, Mayoruna, Matis, Kulina e Korubo, da família lingüística Pano; e os Kanamary, da família Katukina. Além dessa população de índios contatados, existem uma grande concentração de grupos indígenas isolados.
Leia o relatório do CTI sobre a situação da saúde do Vale do Javari.